terça-feira, 28 de setembro de 2010

IV Ciclo Etnográfico - Matança Tradicional



Será no dia 2 de Outubro que, em pleno coração da Serra da Lousã, na Aldeia do Xisto da Cerdeira, concelho da Lousã, é recriada pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, uma matança tradicional do Porco. Uma iniciativa integrada no Ciclo Etnográfico do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto.Tradicionalmente realizada quando o frio se começava a fazer sentir, a matança era motivo de grande alegria para a família, pois garantia parte do seu sustento ao longo do ano. Venha participar! Esta actividade é livre e gratuita.

Programa:
10h00 - Início da Actividade
13h00 - Almoço, seguido de convívio que se prolongará pela tarde dentro.

Outras datas do IV Ciclo Etnográfico:
6 e 13 de Novembro - Apanha da Azeitona e Tibornada
21 de Novembro - Magusto e Grandiosa Festança, Casal Novo

Caminho do Xisto de Figueira - 03 Outubro



São vários os motivos para que não queira perder esta caminhada na Aldeia do Xisto de Figueira, em Proença-a-Nova: Descubra velhas tulhas junto ao Lagar, uma velha ponte ou diversos muretes de xisto. Não deixe ainda de visitar o núcleo primitivo da Aldeia, passe pelo forno comunitário, perca-se nas labirínticas ruelas e visite a Loja Aldeias do Xisto

Programa
9h00 - Concentração na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
09h30 - Início do percurso pedestre na Aldeia de Figueira

Outras datas do ciclo "A Pé pelos Caminhos do Xisto":
10 de Outubro - Caminho do Xisto de Martim Branco
31 de Outubro - Caminho do Xisto de Casal S. Simão

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TV Record (Brasil) grava reportagem especial sobre as Aldeias do Xisto

Uma equipa da TV Record, um dos principais canais de televisão do Brasil, esteve a gravar uma reportagem especial sobre as Aldeias do Xisto. O tema era exactamente "O renascimento das Aldeias do Xisto de Portugal". Uma equipa de dois jornalistas percorreu algumas das Aldeias, bem como outros recursos turísticos do projecto e tomou contacto directo com os parceiros da rede e com os habitantes locais.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010


É por paisagens magníficas que este percurso pedestre se desenrola: Foz do Cobrão, no concelho de Vila Velha de Ródão, conjuga a paisagem natural esculpida por um Oceano antigo com a imaginação dos homens que ali impuseram a sua cultura agrícola, em socalcos seguros por muros de xisto. Com uma componente de carreiro muito significativa, o percurso ladeia em grande parte as margens do rio Ocreza e da ribeira do Cobrão.

Informações:
Traga: roupa e calçado adequados para caminhadas; chapéu e protector solar; e cantil.
O preço das actividades é de 5€.
As actividades e o almoço têm o valor de 12,50€.
Duração: 3h30. Extensão: 11Km. Grau de Dificuldade: 3- algo difícil

Programa:
9h30 - Concentração no restaurante Vale Mourão
10h00 - Início do percurso pedestre
13h00 - Almoço no Restaurante Vale Mourão
15h00 - Actividade "Há Ouro na Foz"

Organização e Inscrições:
Incentivos Outdoor
Tlf: 272 532 012
Tlm: 966 504 149
grupos@incentivosoutdoor.com

Ciclo A pé pelos Caminhos do Xisto
A Pé pelos Caminhos do Xisto é um Ciclo de descoberta, ou redescoberta dos percursos pedestres na região. Até Outubro tem oportunidade de percorrer a pé trilhos deslumbrantes que circundam as Aldeias do Xisto, num território mágico e encantado.

Programa do Ciclo A pé pelos Caminhos do Xisto:

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Descamisada Tradicional, no Talasnal, Lousã - 18 de Setembro


Venha reviver velhos costumes na Aldeia do Xisto do Talasnal, Lousã. O evento terá início às 16h e é acessível a todos quanto queiram assistir e participar neste alegre convívio, onde todo o processo da descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, trajados a rigor. A alegria da Descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando estas eram boas. Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos.

Contactos:
GERL –Grupo Etnográfico da Região da Lousã
Tlm: 918 653 648
sacramentofaria@sapo.pt

Outras Actividades do Ciclo Etnográfico:
2 de Outubro - Matança Tradicional do Porco, Cerdeira
6 e 13 de Novembro - Apanha da Azeitona e Tibornada
21 de Novembro - Magusto e Grandiosa Festança, Casal Novo

Planta do Xisto Eco-Living, na Cerdeira, Lousã


Workshop Solo e Fertilização em Agricultura Biológica
11 de Setembro
O solo é uma fina camada à superfície da Terra que demora milhares de anos a formar-se. É um recurso não renovável a curto e médio prazo e, mesmo a longo prazo, situações há em que muito dificilmente voltará a haver solo cultivável. Antes de pensar em aplicação de fertilizantes, ou mesmo na fertilização em sentido lato, temos de conhecer o solo, a planta e os factores que limitam o crescimento das culturas...

Workshop Tinturaria Natural
18 de Setembro
A tinturaria natural é uma técnica muito antiga. Embora com o aparecimento das tintas químicas esta técnica tenha começado a desaparecer, bem como o cultivo das plantas tintureiras que lhe estava associado. Mas, poder tingir com cores extraídas de plantas continua a exercer um fascínio para quem pratica o hobbie da tinturaria natural.

Programa dos dois workshops:
9h30 às 12h30 - Início do Workshop
12h30 às 14h00 - Almoço
14h00 até às 19h00 - Continuação do workshop

Contactos e Inscrições:
Planta do Xisto
Tlf: 239 996 331
Tlm: 964 053 462
plantadoxisto@gmail.com