terça-feira, 31 de agosto de 2010

Equipa da Lousã vence II Torneio de Vólei Praias Fluviais Aldeias do Xisto

A equipa 'Moinho Bar', da Praia Fluvial Senhora da Graça, na Lousã, sagrou-se campeã do II Torneio de Vólei Praias Fluviais Aldeias do Xisto, cuja final se disputou na Praia Fluvial da Peneda, em Góis, no dia 27 de Agosto.

A equipa "Moinho Bar" da Praia Fluvial Senhora da Graça, na Lousã, vencedora do Torneio

Tabela final dos três primeiros classificados:
1º - 'Moinho Bar', da Praia Fluvial Senhora da Graça, Lousã
2º - 'Fire Men', da Praia Fluvial da Ribeira Grande, Sertã
3º - 'Fazenda da Avó Thomázia', da Praia Fluvial da Peneda, Góis


O II Torneio de Vólei Praias Fluviais Aldeias do Xisto foi um sucesso, tendo envolvido mais de 50 atletas distribuídos por cerca de 24 equipas. As quatro etapas foram sempre muito disputadas, com uma forte presença de público nas praias que acompanhou e vibrou com os jogos. Para o ano há mais!

Participação recorde no percurso que ligou Casal de São Simão a Ferraria de S. João

Foram 115 as pessoas que, no passado dia 29 de Agosto, participaram no percurso que liga as Aldeias do Xisto de Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos) e Ferraria de S. João (Penela), inserido no ciclo de passeios pedestres "A Pé pelos Caminhos do Xisto". Este trajecto faz parte da Grande Rota das Aldeias do Xisto.

Com o início cerca das 10h, os participantes tiveram no calor um obstáculo adicional aos já difícieis 12 km de um percurso exigente, maioritariamente a subir, mas muito bonito e com boas sombras, acompanhado pela ribeira das Ferrarias.


Os primeiros chegaram ao Centro de BTT da Ferraria de S. João por volta das 13h, a que se seguiu um churrasco.


O apoio dos municípios de Figueiró dos Vinhos e de Penela, a par das Associações de Moradores da Ferraria de São João e Refúgios de Pedra, foi indespensável para mais uma jornada de animação nas Aldeias do Xisto.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aldeias do Xisto participaram nas comemorações do 1º Dia da Energia Rural

As Aldeias do Xisto participaram nas comemorações do 1º Dia da Energia Rural, que teve lugar em Bruxelas, em Junho, no jardim do Museu das Ciências Naturais, junto ao Parlamento Europeu.


Para assinalar este dia organizou-se uma feira onde várias organizações ligadas ao desenvolvimento rural e representantes de produtores locais, tiveram a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho e alguns dos produtos e produtores com quem trabalham. O stand das Aldeias do Xisto teve uma enorme afluência e muitos foram os visitantes que se deliciaram com os produtos do portfolio agro-alimentar e gourmet das Lojas Aldeias do Xisto.


O futuro da energia rural na Europa
Este evento teve também como objectivo o lançamento da campanha pan-Europeia “Future of Rural Energy in Europe” (FREE), que pretende sensibilizar a sociedade para os problemas relacionados com as energias, e o acesso às mesmas, nos meios rurais.
A iniciativa FREE tem como objectivo promover comunidades rurais sustentáveis através de actividades nas áreas da pesquisa, consultoria energética, soluções energéticas e apoios ás comunidades rurais. Refira-se que mais de 50% dos cidadãos Europeus vivem em zonas rurais, ocupam mais de 90% do território do continente e contribuem com 43% do valor bruto da Europa.


As Aldeias do Xisto foram convidadas a participar no 1º Dia da Energia Rural em Bruxelas por Lena Esteves, da Gardunha Verde/Whinestone, Lda., e por Simon Leysen, da Morris & Chapman Belgium, empresa organizadora do evento.
A iniciativa FREE foi fundada e lançada pela SHV Gas, uma empresa holandesa, familiar e independente, que é a maior distribuidora de GPL do mundo.