quarta-feira, 22 de outubro de 2008

AXtrail 2008 – Trail running


Realizou-se dia 18 de Outubro a 1ª edição do AXtrail, corrida de montanha de distância curta, que ligou as Aldeias do Xisto de Casal de São Simão a Ferraria de São João. A organização esteve a cargo da empresa Go-outdoor e mereceu da parte dos atletas os maiores elogios.
No BLOG do Casal de São Simão podem ver fotos e saber mais sobre esta prova de Trail running.

Aqui ficam alguns comentários dos participantes:

"Uma prova com apenas 11 kms mas de grande dificuldade técnica e ao mesmo tempo de uma beleza natural e deslumbrantepaisagens do cimo da fraga, penso que estes 11 kms tem todas as condições para rápidamente se impor na tão dificil disciplina que é o Trail."

"Na Real Academia só encontramos uma palavra para tudo aquilo que vivemos ontem na Aldeia de São Simão BEM-HAJAM A TODOS.
A prova pequena nas de uma beleza deslumbrante e dureza dentro do q.p..
Para a edicção de 2009 vamos lá estar concerteza."

"Foi um dos melhores percursos de trail que já fiz
A paisagem é espectacular mas o melhor é mesmo o traçado do percurso, excelente para as minhas características, diverti-me do princípio ao fim!
A organização esteve muito bem, sem falhas. Um caso de sucesso logo à primeira, parabéns!"

"Concordo plenamente!, tambem eu não tenho muita experiencia neste tipo de provas mas espero vir a ter, porque sem duvida me identifico com o ambiente, com a organização e com o percurso que achei fabuloso!!!!!!!!!!!!!!!"

domingo, 12 de outubro de 2008

Caminhar nas Aldeias do Xisto

No próximo Sábado, dia 18 Outubro vais poderes realizar dois Caminhos do Xisto num só dia, numa feliz coincidência a propósito de dois eventos de animação das Aldeias do Xisto.
Pela manhã (11 horas) vai até ao Fajão e percorre os 4 km (2h-2h30) em volta da aldeia, subindo aos penedos de Fajão (sitio protegido da Rede Natura) e olhando o Rio Ceira de cima, na inauguração deste novo percurso pedestre de pequena rota, no mesmo dia em que também é inaugurada a Loja das Aldeias do Xisto de Fajao (programa completo).
Come qualquer coisa no fanstatico restaurante Juiz de Fajão e segue para o Casal de S.Simão (viagem 65 km / 1h de carro) onde pelas 15h30 podes fazer o Caminho do Xisto em volta desta aldeia passando na praia fluvial das Fragas de SSimão (6km 3 h), organizado em paralelo com a corrida de montanha AX Trail que arranca às 15h em direcção à Ferraria de João. E já agora aproveita para dormir no Casal de S.Simão, com a Refugios de Pedra e acordar com os passarinhos e um belo pequeno almoço na varanda! E quem sabe fazer um pouco de canoagem no Zezere...
É claro que podes escolher apenas um deles...

Contactos para inscrições:
Caminho do Xisto de Fajão (gratuito)- 235 761 029 ; serracaca@iol.pt
Caminho do Xisto de Casal de S.Simão (12,5€)- axtrail@go-outdoor.pt ; www.go-outdoor.pt
Restaurante Juiz do Fajão
Refugios de Pedra- www.casaldesaosimao.com ; www.newsfromcasal.blogspot.com